terça-feira, 29 de março de 2016

7--O Prurido

 O que significa prurido?
Segundo Wikipédia do Dr. Google é :( prurido (do latim "pruritu"), designado também por coceira ou comichão, corresponde a uma sensação desagradável causada por doenças ou agentes irritantes, que levam o indivíduo a coçar-se em procura de alívio.)
Mas há várias sensações de comichão , esta é virtual e não contagiante.
O nosso sistema imunitário está programado para reagir e neutralizar invasões do organismo, a situação visível é por exemplo a picada de insectos , provoca inchaço vermelhidão e a irritante coçeira .
Isto acontece à escala humana, e numa escala "macrohumana" como será ?
E numa escala "infrahumana "?
Primeiro há que rever um pouco o que sabemos sobre o que se entende por Matéria. 
Ora é universalmente aceite que a matéria é composta por átmos que por sua vez são compostos por um núcleo central, onde existe portão e  neutrão em número correspondente e característico do elemento,  à volta do qual orbitam um número determinado de eletrões em órbitas definidas estando o conjunto em equilíbrio em condições estáveis .
No núcleo a espreitar entre portões e neutrões há uma legião de partículas diferentes ,assim como misturados com eletrões orbitam outros.
Entre uns e outros existe um enorme espaço vazio tanto que se o núcleo for uma bola de futebol colocada no centro do campo os eletrões estão junto das balizas. 
Não se pretende aqui aprofundar o tema mas sim uma breve abordagem.
No entanto pode-se verificar semelhanças entre um átomo e um sistema planetário ou mesmo uma galáxia. 
Os seres vivos são uma ou um conjunto de células a trabalhar em equipe. 
Por sua vez as celulas,em geral ,são diminutas só visíveis com instrumentos no entanto são compostas por átmos que ainda são mais diminutos. 
Agora imaginemos que era possível aumentar este cenário biliões (bilião =milhão de milhões) , de vezes , se o planeta Terra fosse uma dessas partículas minúsculas  que povoam os átmos, e tomando como referência o homem. o ser humano seria enorme! !!aos nossos olhos ! !!
Nós teríamos tanta consciência do meio onde vivíamos como temos neste momento do Universo que nos rodeia. 
Espero bem que o ser humano ao enxamear não provoque prurido. 
Voltarei a este tema num outro capítulo. 
(Continuação no próximo capítulo)

Sem comentários:

Enviar um comentário