domingo, 3 de abril de 2016

9--O Gráviton

                                Capítulo 9
No capítulo anterior ,Os Multiversos, abordei o infinitamente grande, este capítulo é dedicado ao infinitamente pequeno.
Imagine-se que de tão pequeno que é, precisa das maiores maquinas já alguma vez construídas para poder ser provada a sua existência, o CERN  através do LHC na zona de Genebra com os seus 27 km de circunferência é disso um exemplo. Estou a falar das partículas elementares da matéria segundo o Modelo  Padrão formulado nos anos 70 e até hoje o melhor aceite.
Então é assim ; para uma melhor compreensão e para pessoas que ou já esqueceram ou não estão actualizadas com os novos desenvolvimentos científicos nesta matéria, vou usar o mínimo de  termos científicos possível para abordar da melhor forma este tema, que de tão ínfimo ás vezes penso que só existirá mesmo,na nossa imaginação.
Tudo começou por as pessoas serem curiosas e deu nisto! Em criança muitos meninos e meninas desmancharam os carrinhos e as bonecas , com a curiosidade de sabes o que lá estava dentro! não era para partir, era sim e só curiosidade da compreensão do desconhecido.
As pessoas grandes também têm esse defeito ou virtude , são extremamente curiosas!
Mas como já têm outros conhecimentos e meios, já dividiram tantas vezes a maçã  que chegaram a uma partícula que já não conseguiam dividir mais mantendo as características . Aí pensaram que tinham obtido o modelo de partícula fundamental e que seria o componente com o qual se poderia explicar tudo o que existe , desde a água que bebemos. o planeta nossa casa, até todo o Universo!
 essa partícula ficou conhecida como Átomo.
Durante bastante tempo pensou-se que estava tudo bem assim , não seria preciso mais nada para explicar quase tudo , mas a tal curiosidade tinha que vir ao de cima ! E lá vão eles espreitar dentro do átomo.
Qual não é o espanto ! havia umas coisas no centro e outras ás voltas do centro feitas doidas que não paravam ! Claro tinham que saber que coisas eram aquelas tão esquisitas! Tantas experiências fizeram que concordaram em dar-lhes nomes , então chamaram às coisas que estavam no centro ou núcleo ,protões (massa 1 e carga eléctrica positiva) e neutrões (massa 1, carga 0) , e às irrequietas que orbitavam o núcleo, electrões(massa 9,1093897x10^-31 kg,carga negativa spin 1/2) , e pronto ! está o assunto resolvido, já se descobriu tudo !! puro engano! então não é que uns senhores mais curiosos teimaram que havia mais qualquer coisa ainda ?
Santa curiosidade que não tem limite!
Tanto teimaram que até os nomes lhes mudaram !
Aos electrões chamaram Leptões, ao núcleo (neutrões e protões) chamam hádrões, isto para poderem separá-los por clãs!pois! é que entretanto outros senhores ainda mais curiosos verificaram que havia outro conjunto de  partículas que eram parecidas aos electrões ,carga e spin mas massa diferente , alem dos electrões havia o Múon e o Tau mais pesadas que o electrão, e as respectivas anti-partículas positrão o anti-múon e o anti-tau com a mesma massa das respectivas partículas. mas com carga positiva,  partícula  com spin 1/2, anti-partícula spin -1/2.
 Ahahah! não fica por aqui!entretanto há conhecimento de uma partícula com massa muito próximo de zero sem carga eléctrica mas com elevada energia, capaz de atravessar a Terra como se ela fosse transparente, o famoso Neutrino, mas também aqui havia duvidas, é que os neutrinos produzidos no Sol eram em número muito maior que os observados na terra !algo estava errado!(somos atravessados por +- 63 biliões deles por cm2 e por segundo).
Então descobriram que havia 3 tipos de neutrinos diferentes, com 3 sabores,uns gostavam de acompanhar os Electrões (neutrinos electrónicos) outros preferiam o Múon (neutrino muónico) e outros ainda adoravam o Tau (neutrino tauónico),e claro os 3 sabores de anti-neutrinos,tanto os neutrinos como os anti-neutrinos apresentam spin, 1/2 e -1/2. Para maior confusão tanto o neutrino muónico como o tauónico, transformam-se uns nos outros, (emitindo ou absorvendo um fotão) e em ultimo caso chegam à Terra como neutrinos electrónicos.
Com toda esta variedade de partículas os cálculos já batiam certo, em principio este problema estava resolvido, ponto final .
O Clã dos Leptões resumidamente estava explicado,agora faltava o outro Clã, dos Hádrões.
E os curiosos não faltavam nem se fizeram rogados ,toca a "espreitar" o átomo desta vez para o lado do núcleo.
E encontraram mais uma série de dúvidas, tantas quantas as  partículas também elas desconhecidas ate então, os quarks!
Assim verificou-se que o protão é composto por dois quark up, cada um com carga +2/3 e um quark down com carga -1/3 do que resulta a carga +1 carga do protão.
Por outro lado o neutrão é composto por dois quark down -1/3 cada e um quark up +2/3 o que resulta em carga 0.
 Mas não terminou ainda a curiosidade do homem! Alem do protão e neutrão temos ainda a juntar as respectivas anti-partícula, antiprotão e antineutrão .
Não acaba por aqui,ainda continua! e quanto mais se avança mais dúvidas aparecem! É um ciclo vicioso!
Não vou alongar muito mais porque a partir daqui tinha que aparecer formulas, leis, aqueles símbolos e números esquisitos  etc,etc, e seria verdadeiramente cansativo.
Para os mais curiosos está a mecânica quântica para dar uma ajuda.
Aqui deixo a título de curiosidade as partículas conhecidas do Modelo Padrão ,não estando contabilizada ainda a partícula 61, o tão famoso busão de Higgs.
(Resumo do número total de partículas elementares do Modelo Padrão.
Partículas Anti-partículas Total
Léptons e–
, νe
, µ, νµ
, τ, ντ (6) e+, (6) 12
Quarks u, d, s, c, b, t (cada quark pode ter 3 cores) (6x3 = 18) (18) 36
Mediadoras γ, W+, W– , Z0 , g1, g2, g3, g4, g5, g6, g7, g8 (12) As anti-partículas são as mesmas 12
que as partículas
Total 60)
Uma coisa é certa todas estas coisinhas minúsculas que até aqui mencionei nenhuma está quieta ,todas interagem, oscilam, vibram, aparecem sob uma forma,  desaparecem sob outra! enfim uma confusão calculada e previsível através da matemática cujo limite,por enquanto, é o comprimento de Planck, ou seja,10^ -35 m. O numero 1 com 35 zeros à  esquerda (0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 001 m).
Assim sendo, em módulo estamos a lidar com as mesmas dimensões do Universo Primeiro!!
Tendo como base a nossa capacidade de conhecimento ,estamos no meio termo do infinitamente grande e do infinitamente pequeno! No meio termo sabemos que a vida é possível e nós somos a prova.
Agora fica a pergunta; O que poderá existir aquém e além de Nós ??????
(Continuação no próximo capítulo)
  


      

                        

Sem comentários:

Enviar um comentário